Prefeitura constrói mais cinco creches e quatro escolas em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba está construindo cinco creches (Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs) e quatro escolas municipais para atender a aproximadamente 4 mil crianças e estudantes em turmas de educação infantil e ensino fundamental. "São obras que demonstram nosso forte compromisso de melhorar a educação municipal. Ao construirmos escolas e creches ampliamos as oportunidades e garantimos ensino de qualidade, em ambientes adequados e seguros. Também concentramos recursos na capacitação dos profissionais da educação, na compra de materiais e em programas de qualidade", diz o prefeito Beto Richa.

As novas unidades deverão ser concluídas até o início de 2008. Serão mais de três mil novas vagas no ensino fundamental e quase mil na educação infantil. Ganharão novas creches as comunidades dos bairros Ganchinho, Bairro Novo, CIC Barigüi, Cajuru (Irati) e São Braz. Uma das beneficiadas com a construção do CMEI CIC Barigüi poderá ser a dona de casa Silvia Gonçalves, de 75 anos, que pretende matricular o neto na creche. "Agora posso deixar meu netinho na creche e trabalhar tranqüila", disse Silvia.

Para o vigilante Antonio Lopes, de 43 anos, a creche era o equipamento que faltava no bairro. "Será muito útil para os vizinhos que têm filhos pequenos. Minha irmã, por exemplo, poderá deixar meu sobrinho em boas mãos enquanto for ao trabalho", disse.

De 2005 a 2007, a Prefeitura investe para construir, reformar e ampliar unidades de educação infantil e ensino fundamental. Neste período foram construídas cinco novas escolas e dez novas creches. A educação infantil, área com maior demanda por atendimento, também recebeu recursos para a reforma de 71 unidades e ampliação de outras 33 creches.

Em alguns casos, como o CMEI Santa Efigênia, no Boa Vista, as obras permitiram dobrar o número de crianças atendidas. Com um novo bloco, inaugurado pelo prefeito Beto Richa em março deste ano, a creche passou de 130 crianças atendidas pra 300, com 170 novas vagas.

Até o fim deste ano terá chegado a 8 mil o número de novas vagas para crianças de zero a 5 anos abertas a partir da construção, reforma e ampliação de creches.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo