A Prefeitura começa na próxima semana as obras de restauração da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU). O prefeito de Curitiba assinou nesta quinta-feira (3) a ordem de serviço autorizando a primeira reforma geral desde a construção do prédio, em 1948. Serão aplicados R$ 3,47 milhões na recuperação do imóvel, que foi inaugurado em 1956 pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

continua após a publicidade

"Este é um presente da cidade de Curitiba aos 60 anos da Casa do Estudante, que faz parte da história de Curitiba, do Paraná e do Brasil, pois nela viveram importantes lideranças, que ajudaram construir o país. Mas, acima de tudo, a Casa do Estudante tem importância social, porque até hoje permite que jovens alcancem o direito ao ensino universitário", afirma o prefeito.

A previsão é que a reforma dure dez meses. Nesta sexta-feira (4), será definido o plano de obra em uma reunião entre os representantes da Fundação Casa dos Estudantes Universitários, Secretaria Municipal de Obras Públicas da empresa Projeto Urbano, vencedora da concorrência.

Estão programados serviços de restauros; recuperação da estrutura; modernização dos sistemas de prevenção, hidráulicos, elétricos e telefônicos; implantação de rede lógica e internet; troca de esquadrias, implantação de rampas de acesso, elevadores e a reforma geral na cozinha.

continua após a publicidade

Atualmente, a CEU abriga 240 moradores, abaixo de sua capacidade, de 480 moradores. "Por ter locais deteriorados, tivemos que fechar espaços. A reforma permitirá ampliar o número de vagas e dar oportunidade para mais universitários, melhorando a qualidade de vida de quem mora na CEU", afirma o presidente da Fundação Casa do Estudante Universitário, Jeulliano Pedroso.

Uma das reformas que afetará diretamente a vida dos universitários é a da cozinha, que hoje está interditada, obrigando os estudantes a comer no Restaurante Universitário. A nova cozinha será construída obedecendo às normas sanitárias e dando mais conforto aos funcionários, que ganharão banheiros e espaço para descanso.

continua após a publicidade

Também está programada a recuperação dos elevadores internos, que dão acesso aos quartos e espaços privados. Outro elevador está previsto para a área externa. Também serão construídas rampas de acesso e equipamentos para pessoas com deficiência. Para ajudar na economia, também será construída uma cisterna, que coletará água das chuvas, para ser usada nos serviços de limpeza.