Foto: Chuniti Kawamura |
Construções abandonadas: focos da doença. continua após a publicidade |
A Prefeitura de Curitiba iniciou ontem o Levantamento de Índice Rápido de Infestação para dengue, que será feito pelos bairros da cidade até 1.º de novembro. Os agentes cadastrados vão verificar a existência de condições favoráveis à procriação do mosquito, como bebedouros e pratos de vasos de plantas com água acumulada.
Apesar da epidemia em vários estados, até agora Curitiba não registrou a doença, apenas focos do mosquito: neste ano, já foram detectados 101 focos e confirmados 72 casos, todos contraídos fora da cidade. ?Aqui temos um índice de infestação abaixo de 1%, que torna a transmissão mais difícil. A incidência é maior em locais chuvosos de altas temperaturas?, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Dengue, Márcia Saad.
No bairro Batel, moradores de um prédio e lojas das Ruas Ângelo Sampaio e Carlos de Carvalho reclamam da água parada e de entulhos em terreno que, além de possível foco de dengue, trouxe o aparecimento de ratos. Após a inspeção da Prefeitura, a proprietária do terreno foi intimada pela vigilância sanitária da matriz a tomar as providências cabíveis. Até agora, nada foi feito e uma nova inspeção deve ocorrer no local. Quem quiser avisar a Prefeitura sobre focos de dengue, deve ligar para o número 156.