Prefeitura capacitará 15 mil profissionais da Educação

Antes da volta às aulas, marcada para 2 de agosto, os profissionais da educação irão atualizar conhecimentos na Semana de Estudos Pedagógicos (SEP), o maior evento de capacitação da rede municipal de ensino. De 26 a 29 de julho, quinze mil profissionais acompanharão os estudos, oficinas e apresentações culturais programadas pela Secretaria Municipal da Educação.

A programação será dividida em dois grupos, os profissionais da Educação Infantil, de 26 a 28 de julho, e profissionais do Ensino Fundamental, de 27 a 29 de julho.”Este é um momento para desencadear novas propostas pedagógicas capazes de proporcionar avanços e inovações no dia-a dia com os alunos”, diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

Educação Infantil

Para os cinco mil profissionais de Educação Infantil – educadores, professores e pedagogos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e dos Centros de Educação Infantil Conveniados (CEIs) ? a SEP começará com o Momento Cultural, no dia 26, com apresentações de teatro, dança e música pela manhã e à tarde no teatro Guaíra.

Em seguida, nos dias 27 e 28, haverá discussões para estimular o desenvolvimento de novas práticas que refletirão na melhoria da qualidade do ensino público municipal. Esses debates serão realizados nos CMEIs e nos CEIs. Serão 204 oficinas, além do Estudo Local, sobre os temas Pensamento Lógico-Matemático e Plano Municipal de Educação.

As oficinas serão coordenadas por especialistas e terão a duração de oito horas cada. São onze temas em diversas áreas do conhecimento: Pensamento Lógico-Matemático; Práticas de Leitura e Escrita; Musicalização; Relações Sociais e Naturais; Linguagem Teatral: Formas Animadas; Massagem para Bebês; Movimento: Brincadeiras Ginásticas; Dança; Linguagens Artísticas: Processos de Leituras Visuais; Linguagens Artísticas: Modelagem; e Cultura Popular.

“No contato com os especialistas, os profissionais têm a oportunidade de fazer reflexão sobre o seu próprio saber e sobre as premissas que estão utilizando em sala de aula” , diz Eleonora.

Ensino Fundamental

A programação para os dez mil profissionais do Ensino Fundamental será composta do Momento Cultural, nos teatros Guaíra e Guairinha, e do Estudo Local, nas escolas, para debate e registros de proposições sobre o tema Plano Municipal de Educação. A programação do Momento Cultural também será apresentada aos inspetores da rede municipal de ensino, no dia 30, no Guairinha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna