Os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) querem mudanças no gerenciamento da Rede Integrada de Transporte (RIT). Em reunião entre os prefeitos da região, na noite de quarta-feira, sobraram queixas sobre a atuação da Coordenação da RMC (Comec) e da Urbs na administração do transporte coletivo. Eles pedem mais autonomia para implantar novas linhas.
A primeira reunião da Associação dos Municípios da RMC (Assomec) em 2014 coincidiu com a explosão da greve de motoristas e cobradores. “Precisamos de soluções efetivas, mais transparência, maior participação nas decisões, novas licitações”, disse o presidente da Assomec e prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.
“Não consigo entender por que nós não podemos implantar uma nova linha, não podemos tomar decisões. Quem administra isso? Qual o interesse da Comec? Será que é para encher os bolsos dos empresários do transporte?”, questionou o prefeito de Balsa Nova, Luis Claudio Costa.
O prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira, cobrou uma ação mais enérgica dos representantes da RMC. “Precisamos propor uma nova forma de gerenciamento das linhas metropolitanas, pois a população nos cobra uma resposta”, salientou.
Segundo o presidente da Assomec, uma reunião com os diretores da Comec será agendada e as reivindicações dos prefeitos serão repassadas.