Prefeitos pedem mudanças no transporte coletivo

Os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) querem mudanças no gerenciamento da Rede Integrada de Transporte (RIT). Em reunião entre os prefeitos da região, na noite de quarta-feira, sobraram queixas sobre a atuação da Coordenação da RMC (Comec) e da Urbs na administração do transporte coletivo. Eles pedem mais autonomia para implantar novas linhas.

A primeira reunião da Associação dos Municípios da RMC (Assomec) em 2014 coincidiu com a explosão da greve de motoristas e cobradores. “Precisamos de soluções efetivas, mais transparência, maior participação nas decisões, novas licitações”, disse o presidente da Assomec e prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.

“Não consigo entender por que nós não podemos implantar uma nova linha, não podemos tomar decisões. Quem administra isso? Qual o interesse da Comec? Será que é para encher os bolsos dos empresários do transporte?”, questionou o prefeito de Balsa Nova, Luis Claudio Costa.

O prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira, cobrou uma ação mais enérgica dos representantes da RMC. “Precisamos propor uma nova forma de gerenciamento das linhas metropolitanas, pois a população nos cobra uma resposta”, salientou.

Segundo o presidente da Assomec, uma reunião com os diretores da Comec será agendada e as reivindicações dos prefeitos serão repassadas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna