A Prefeitura de Curitiba deu mais um passo em busca da integração entre a capital e os municípios de seu entorno. Prefeitos e representantes de cidades vizinhas se reuniram no Seminário Dinâmica Populacional da Região Metropolitana, em Curitiba. O prefeito em exercício, Luciano Ducci, foi representado pelo secretário do Governo Municipal, Rui Hara. As discussões foram lideradas pelo secretário municipal para Assuntos Metropolitanos, Manassés Oliveira.
Técnicos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) apresentaram dados para o monitoramento da qualidade de vida dos municípios que cercam Curitiba. Com os dados, será possível buscar soluções técnicas para suprimir as carências de cada local.
“Queremos nos aproximar e, com as experiências bem-sucedidas de Curitiba, melhorar a situação de cada um dos municípios metropolitanos”, afirmou o secretário Mamassés Oliveira. O secretário Rui Hara destacou que uma capital não sobrevive sem pensar em seus arredores. “Se a riqueza está concentrada apenas na metrópole, os problemas do entorno caminharão para ela”, afirmou.
Rui Hara destacou também a inclusão dos municípios da Região Metropolitana na aplicação dos investimentos para a Copa do Mundo de 2014. Curitiba é candidata a receber os jogos. “Dos R$ 400 milhões previstos, R$ 200 milhões deverão ser usados em projetos e interligações no entorno”, disse.
A mesa de discussões foi composta também pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tito Zeglin, pelo prefeito de Campo Largo e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Edson Basso, o secretário Municipal da Administração, José Richa Filho, o coordenador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sid Cordeiro, e por Rosa Moura, do Ipardes, palestrante.