Depois de permanecer dez anos fechado, o prédio histórico sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), no centro de Curitiba, será restaurado.
No ano passado, a Secretaria de Estado da Cultura usou R$ 400 mil de recursos próprios para a primeira etapa dos reparos e licitou a segunda, no valor de R$ 1,355 milhão, para a restauração completa do edifício, na Rua Barão do Rio Branco, 399.
A licitação foi lançada no mês passado e a empresa vencedora vai recuperar forros e pisos, pinturas murais e fazer novas instalações elétricas, hidráulicas, lógicas e sanitárias. Os sistemas de segurança e monitoramento, adequação ao novo uso com salas de exposição e pequeno auditório e nova iluminação e pintura total do edifício também estão previstos.
A obra vai permitir a reutilização do prédio pelo MIS, que, desde 2003, funciona em sede provisória, na Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 4, no bairro Santa Cândida.
O MIS possui vasto acervo de filmes, fotografias, discos, fitas de áudio e vídeo e equipamentos de som e imagem, contando com uma biblioteca especializada com mais de dois mil livros e periódicos sobre cinema, fotografia, música, memória e áreas afins. Esse acervo, que conta uma boa parte de nossa história, é alvo constante do interesse de pesquisadores de diversas áreas, que tem acesso a qualquer item mediante solicitação prévia.