Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 11% dos alunos que terminam o ensino médio conquistam uma vaga na universidade. A falta de preparação adequada, muitas vezes, acaba sendo o principal fator para a baixa aprovação nos concursos. Com a proposta de ampliar o acesso desses estudantes, principalmente dos egressos de escolas públicas, será lançado nesta segunda-feira, em Curitiba, o Pré-vestibular Cidadão, primeiro curso gratuito à distância do País.
O curso, que inicia a partir de 18 de setembro, será dividido em dois módulos: pré-vestibular com a oferta de oito disciplinas; e formação profissional, com os cursos técnicos de contabilidade, secretariado e comerciais. A duração será de 14 semanas. A metodologia empregada nos cursos será a mesma que acontece hoje nas opções à distância de cursos de graduação e de pós-graduação. A empresa Educom – especializada em educação à distância que conta com 50 mil alunos em 500 cidades brasileiras – será responsável pelo programa.
O coordenador de metodologia da Educom, Marco Aurélio Kalinke, explica que todas as aulas serão gravadas em Curitiba, contando com a participação de cerca de 30 professores. Depois essas aulas serão disponibilizadas em salas de transmissão via satélite, montadas por parceiros do projeto. Ele salienta que hoje já existem 500 salas montadas em todo o País. A proposta da empresa é ampliar esse número.
Serviço: Quem quiser se inscrever ou ser parceiro do curso poderá buscar outras informações no site da Educon a partir do dia 19. O endereço é www.educom.com.br.