Milhares de pessoas participaram ontem do pré-Carnaval, animado pelo tradicional bloco Garibaldis e Sacis e pela Orquestra Contemporânea de Olinda. Um trio elétrico foi o ponto de referência dos foliões, que ocuparam a Marechal Deodoro, Centro. O calor era bastante intenso e os curitibanos disputaram os espaços na sombra, tanto no asfalto quanto nas calçadas. Apesar disto, muita gente curtiu o pré-carnaval de maneira bastante animada.
O frevo foi tocado no pré-carnaval, em comemoração ao dia dedicado a este ritmo musical, celebrado ontem. Grupos com roupas típicas para dançar o frevo também agitaram a multidão. Alguns foliões ainda optaram pelas fantasias e máscaras típicas de carnaval.
A maior parte dos foliões aprovou o deslocamento da festa pré-carnaval do Largo da Ordem para a Marechal Deodoro. “Acompanho o Garibaldis e Sacis há 15 anos. Devido à quantidade de público, que foi crescendo a cada ano, foi necessário trazer o bloco para a Marechal. Aqui está com mais estrutura e com mais espaço para o público”, comentou o ator e diretor de arte popular Gilberto Machado.
A assessora parlamentar Leonice Teles de Oliveira foi para a avenida acompanhada de duas sobrinhas, que insistiram para que todas fossem prestigiar o bloco. “Acompanho o bloco há uns cinco anos, no Largo da Ordem. Gostei de ter passado para a Marechal porque tem mais estrutura e mais espaço”, avaliou.
Extravasa
A secretária aposentada Sônia Gava não parou um minuto, embalada pelo som do trio elétrico. “De vez em quando eu acompanho o Garibaldis e Sacis. Adoro porque é lúdico e para extravasar. Dá para ver que as pessoas estão aqui para se divertir, sem confusão”, contou. Sônia usava uma máscara de bobo da corte que ela mesmo confeccionou e estreou no pré-carnaval.
O trânsito ficou fechado entre a Rua Barão do Rio Branco e a Avenida Marechal Floriano.