O último ensaio do bloco pré-carnavalesco Garibaldis e Sacis, que ocorre há nove anos no Largo da Ordem, está confirmado para o próximo domingo (12). Uma reunião na tarde de ontem entre representantes do bloco e o comando da Polícia Militar garantiu a festa.
A PM apresentou um plano de ação para assegurar a festa dos foliões. De acordo com o coronel Ademar Cunha Sobrinho, 50 policiais fardados estarão no Largo da Ordem para garantir a segurança. Além disso, policiais à paisana também estarão no local e o policiamento começará às 14 horas.
O coronel disse também que a PM já está orientando os ambulantes para que não se aproximem do local e que o uso de garrafas pelos foliões será coibido. “A polícia não agirá de forma violenta, mas será firme para garantir que a festa ocorra em paz”, afirmou Cunha Sobrinho.
Quanto aos fatos ocorridos no último domingo, o coronel disse que o incidente não se deu nem por iniciativa do bloco pré-carnavalesco, nem por iniciativa dos policiais e que uma sindicância foi aberta para apurar os possíveis excessos, com a realização de exames periciais, e que num prazo máximo de 40 dias haverá um relatório final.
Já o presidente da Associação Recreativa e Cultural Amigos do Garibaldis e Sacis (Arcags), Itaércio Lopes Rocha, disse que o bloco já lançou uma campanha educativa com o objetivo de garantir uma festa pacífica no Largo da Ordem.
Itaércio disse também que o coronel Ademar Cunha Sobrinho pediu desculpas pelos incidentes ocorridos no último domingo e que a festa manterá sua estrutura tradicional, começando às 16h30 e devendo terminar por volta das 20h15.
“Quem quiser brincar o carnaval pode vir tranquilamente para o Largo da Ordem no próximo domingo que a festa está garantida. Meu único pedido para os foliões é que venham de branco ou fantasiados”, completou Itaércio.