As festividades que antecedem o Carnaval de Curitiba começam neste domingo (09), a partir das 15 horas, quando a Avenida Marechal Deodoro se transforma na “Arena Pré-Carnaval” e abre espaço para os foliões do bloco Garibaldis e Sacis. No mesmo trio elétrico estará a Orquestra Contemporânea de Olinda – convidada especial que traz o ritmo nordestino para animar a festa curitibana.
A Marechal Deodoro, que depois de 16 anos volta a receber o desfile das escolas de samba, terá toda a estrutura para atender a população nos eventos pré-carnavalescos, que continuam nos próximos finais de semana (dias 16, 22 e 23). A via estará cercada entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano e terá entradas e saídas pelas ruas Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e pela Rua Monsenhor Celso (veja o mapa). O percurso dos blocos também começa na Barão do Rio Branco e termina na Marechal Floriano. O fluxo pelas calçadas será livre.
Para garantir a segurança e o conforto dos foliões, algumas regras foram estabelecidas pela organização, a cargo da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba. Não será permitido entrar na Arena Pré-Carnaval com garrafas e latas de bebidas, mas no local haverá venda de alimentos, água, refrigerantes e cervejas a preços acessíveis. A venda de bebidas alcoólicas será interrompida 40 minutos antes do horário previsto para o fim do desfile dos blocos. A Guarda Municipal e seguranças particulares estarão acompanhando todo o evento. Banheiros químicos estarão instalados em toda a extensão da “arena”. Haverá espaço adequado para que portadores de necessidades especiais também aproveitem a festa.
O trânsito de veículos na Marechal Deodoro será bloqueado a partir das 14 horas e liberado após as 20 horas. O acesso ao local também pode ser feito por ônibus, que continuarão atendendo a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota. Uma boa opção é o uso de bicicleta, já que haverá estacionamento para as bicicletas próximo à entrada da Rua Barão do Rio Branco.
Marchinhas e ritmos nordestinos
A saída do trio elétrico está prevista para as 15 horas, primeiro com a apresentação da Orquestra Contemporânea de Olinda, considerada uma forte representante da diversidade sonora pernambucana e nordestina. Inicialmente formada por músicos de frevo, a orquestra reúne dez músicos, todos expressivos nomes da nova geração musical de Pernambuco. Com o primeiro disco lançado em 2008, a Orquestra Contemporânea de Olinda conquistou indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2009), ao Grammy Latino (2010), teve o show considerado um dos melhores de 2009 pelo jornal O Globo e ganhou meia página do The New York Times pela apresentação feita no Lincoln Center (Nova York), em 2010, na primeira turnê pelos Estados Unidos.
Depois da Orquestra de Olinda será a vez dos Garibaldis e Sacis tomarem a avenida. O bloco pré-carnavalesco, que nasceu em 1999, numa iniciativa do animador cultural Itaércio Rocha, foi crescendo a cada ano e conquistando cada vez mais os curitibanos. O desfile é embalado pelas antigas marchinhas de Carnaval e outras criadas especialmente para Curitiba. O bloco também vai desfilar nos próximos domingos, dias 16 e 23 de fevereiro, e no dia 22 (sábado) passa, pelo segundo ano seguido, pelo bairro Sítio Cercado.