Crianças que vão cursar o pré-escolar (etapa inicial) e 1.ª série (ciclo I) do ensino fundamental em escolas municipais em 2005 e que ainda não foram cadastradas, devem ser matriculadas até sexta-feira. Embora ainda existam muitas vagas – cerca de oito mil para o pré-escolar e três mil para a 1.ª série – os pais que tenham preferência por determinada escola devem se apressar em providenciar as matrículas.
"A idéia é realizar o maior número possível de matrículas nesta semana para atender justamente as necessidades dos pais e das crianças, mas isto só será possível com a colaboração dos responsáveis pelos alunos", afirma a diretora do Departamento de Informações da Secretaria Municipal da Educação, Sueli Fischer. Para fazer a matrícula, os pais ou responsáveis devem comparecer à escola mais próxima, ou de sua preferência, e apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança, original e cópia, comprovante de residência (pode ser a conta da Copel) e o documento de identidade do responsável. Em caso de dúvida, basta que o responsável ligue para o telefone 156.
A Prefeitura iniciou o processo de matrículas da etapa inicial e ciclo I no começo de novembro, para os pais que tinham feito o cadastro anterior. Nessa etapa foram realizadas cerca de 15 mil matrículas.
O cadastramento aconteceu entre os dias 30 de agosto a 17 de setembro, em todas as 165 escolas da rede municipal. Nesse período, foram cadastrados 15.083 alunos que, no ano que vem, vão freqüentar pela primeira vez as turmas de pré-escola e 1.ª Etapa do Ciclo I (1.ª série) das escolas municipais de Curitiba. Além da vaga, este planejamento garante a matrícula do aluno em uma escola próxima da casa onde ele mora.
Para os alunos novos nas demais séries, as transferências irão acontecer de 1 a 10 de dezembro. Nesse caso, basta que os pais procurem a escola mais próxima com os documentos de transferência do aluno. Para os alunos que já estão estudando nas escolas do município, a Secretaria Municipal da Educação fará a rematrícula automaticamente.