A comunidade universitária ganhou mais prazo para participar do processo que vai ajudar a definir os novos rumos da UFPR. Dois motivos levaram a CPA – Comissão Própria de Auto-Avaliação – a prorrogar por uma semana o prazo para a avaliação institucional. O primeiro foi a ampliação das datas estipuladas pelo Instituto Nacional de Ensino Público, do MEC e o segundo,  atender a  solicitação da comunidade da UFPR que em alguns dias teve problemas para acessar o questionário.

continua após a publicidade

São feitas perguntas sobre a estrutura física, cursos ofertados, vagas, formas de acesso, cotas, situação dos laboratórios, número de professores, qualidade das aulas,  entre outros temas,  poderá ser preenchido até o próximo domingo, dia 22.

Professores, estudantes de graduação, pós-graduação e ensino técnico, profissionais que se formaram na instituição – chamados egressos –  e técnicos administrativos e funcionários da FUNPAR podem participar desta consulta acessando o site: www.cpa.ufpr.br. No portal da UFPR, www.ufpr.br  há um link que dará acesso à pesquisa. Basta digitar  o número da matrícula e a data de nascimento para conhecer as 50 perguntas. Algumas são comuns a todos os segmentos e há questões específicas para funcionários, professores e  estudantes.

Participação

continua após a publicidade

Até agora a CPA recebeu 2.520 respostas, sendo 450 de docentes, 33 de egressos, 69 de estudantes de cursos técnicos, 1.041 de alunos de graduação, 602 de pós-graduandos e 325 de servidores técnico-administrativos. De acordo com a secretária executiva da CPA, Bernadete do Rocio Pieper, a meta já foi atingida, mas quanto maior for a participação, melhores serão os resultados.

Por enquanto os questionários preenchidos estão sendo armazenados em um banco de dados, mas a partir da próxima semana começa o processamento e análise dos resultados. Esta é a primeira vez em 95 anos que a UFPR realiza uma consulta tão ampla junto à sua comunidade, comenta o coordenador de todo o processo, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, professor Paulo Yamamoto. Por isso, é importante a participação de todos. É a chance de ajudar a melhorar a  instituição.

continua após a publicidade