Boletim de Balneabilidade

Praias do Paraná têm dois novos pontos impróprios pra banho; veja lista de locais com risco à saúde

Praia de Guaratuba. Foto: Albari Rosa / arquivo Gazeta do Povo.

O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta sexta-feira (11) o 8º Boletim de Balneabilidade, que indica a qualidade da água para banho e prática de esportes aquáticos de 66 pontos monitorados no Litoral e nas praias artificiais das Costas Oeste e Norte. Ao todo, serão 11 boletins durante a temporada do Verão Paraná – Viva a Vida.

De acordo com a análise do IAT, que é feita há mais de 30 anos no período de maior fluxo de veranistas, o Litoral do Estado apresenta 12 pontos impróprios, dois a mais do que na semana anterior. Já as praias de água doce do Norte e Oeste do Estado não apresentam nenhum local impróprio entre os 17 pontos monitorados.

LEIA TAMBÉM:

>> Nova empresa do ferry boat de Guaratuba promete pagar salários atrasados e depois cobrar do governo

>> Paranaense fatura R$ 1 milhão em sorteio do Nota Paraná bem no dia do nascimento do filho

>> Golpe faz prefeitura do Litoral do Paraná perder mais de meio milhão de reais

Outros dois locais passaram de impróprios, na última semana, para próprios: na altura da Rua Pará, no Balneário Ipanema, em Pontal do Paraná; e no Posto de Salva Vidas da Praia Brava de Caiobá, em Matinhos.

Além dos 66 pontos monitorados, com coletas de água semanais, o Boletim de Balneabilidade indica os 10 pontos de foz dos rios no Litoral, que chegam ao mar como impróprios, pois drenam áreas urbanas.

A análise laboratorial da qualidade da água é feita pelo IAT de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000. O contato com a água em locais considerados impróprios pode acarretar risco à saúde humana, causando problemas como otites, gastrenterites, dermatites, entre outras.

Impróprios

Em Paranaguá, estão indicados como impróprios para banho e prática de esportes aquáticos três locais na praia de Encantadas, na Ilha do Mel: Pontinha, em frente ao módulo policial; à direta do trapiche; e em frente à Praça de Alimentação no Mar de Fora. Em Pontal do Paraná, estão nessa condição as águas na altura da Avenida Paranaguá, no Balneário Shangri-lá.

Em Matinhos, os dois pontos monitorados no Balneário Riviera estão impróprios: na Rua Tamboara e na Rua Toledo. Ainda em Matinhos, não é indicado o contato com as águas do Balneário Flamingo (à esquerda do rio Matinhos); à esquerda do Morro da Praia Central; e na altura da Rua Jacarezinho, na Praia Brava de Caiobá. Em Guaratuba, estão impróprios à esquerda da Rua Frederico, na praia Caieiras; em frente à Colônia dos Magistrados; e à esquerda da Rua Ponta Grossa.

Como saber 

Nos locais impróprios para banho o IAT sinaliza com bandeira vermelh. Os próprios têm bandeira azul. Os Boletins de Balneabilidade são atualizados toda sexta-feira no site www.iat.pr.gov.br, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o app “Balneabilidade Estado do Paraná” e acessar as informações do celular.

Confira o boletim do Litoral e da Costa Oeste e Norte.

Viola é assaltada
Mania de Você

Viola é assaltada

Clarisse teme que Maristela prejudique Beatriz
Garota do Momento

Clarisse teme que Maristela prejudique Beatriz

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna