O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou ontem o oitavo boletim de balneabilidade da temporada. É monitorada a qualidade da água em 68 pontos no mar, rios, córregos e represas do Paraná que mais recebem pessoas nesta época. São 49 locais no litoral e 19 no interior. O monitoramento ambiental é feito de acordo com a legislação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

continua após a publicidade

No interior, os pontos acompanhados pelos técnicos da instituição permanecem 100% próprios para banho. No litoral, os índices apontam melhoria na qualidade da água. Dos 98 quilômetros da costa, 600 metros não devem ser usados pelos veranistas. Na semana passada, 7 quilômetros estavam impróprios para banho.

O IAP alerta para que as pessoas respeitem a sinalização e consultem o boletim de balneabilidade antes de escolher onde se banhar. A bandeira vermelha indica água imprópria para banho nos 100 metros, à esquerda e à direta da sinalização. Nesses locais, os índices de coliformes fecais estão acima do recomendado pelo Conama, vindos principalmente de esgoto clandestino. A bandeira azul indica que a água pode ser aproveitada para o banho de veranistas.

Esgoto

Também é importante que os turistas procurem se instalar em casas e hotéis que estão ligados corretamente à rede coletora de esgoto. O veranista pode acompanhar a qualidade das águas no site do IAP (ww.iap.pr.gov.br), na sinalização e nas barracas de informação instaladas nas praias.

continua após a publicidade