O prefeito Beto Richa e o governador da província japonesa de Hyogo irão reinaugurar no próximo dia 23 a Praça do Japão, como parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. A praça foi toda remodelada e ganhou uma biblioteca, com publicações em português e japonês. A data foi definida nesta quarta-feira (4) em reunião da Comissão das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, na Prefeitura.

continua após a publicidade

"No mesmo dia, na praça, será lançado um selo comemorativo e lançada a pedra fundamental do Parque do Centenário da Imigração Japonesa", disse o secretário de Governo Municipal e coordenador da Comissão das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, Rui Hara.

"O lançamento da pedra fundamental do Parque do Centenário é mais um dos trabalhos que a Prefeitura faz para homenagear um povo hoje responsável por cerca de 10% da riqueza econômica de Curitiba e região", disse o assessor de Projetos Especiais da Prefeitura e secretário-executivo da Comissão, Maurício Sá de Ferrante.

O Parque do Centenário, no Uberaba, deverá custar R$ 3,6 milhões, recursos que virão da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura de Curitiba. O parque terá 500 mil metros quadrados.

O representante da comunidade japonesa na Comissão e presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Jorge Yamawaki, lembrou que a comunidade nipônica na capital é formada por 180 mil pessoas.

continua após a publicidade