A Prefeitura transformará, no sábado (14), a praça Afonso Botelho em uma grande arena de esportes radicais. Durante todo o dia, em frente ao ginásio do Atlético Paranaense, os jovens poderão participar de workshop de skate, oficinas de grafite e artes circenses, torneio de basquete de rua, escalada, rapel, tirolesa e assistir ao festival de dança hip hop e às apresentações de DJs. A programação faz parte do Programa Jovem Curitibano da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.
"O Jovem Curitibano procura atender adolescentes e jovens que gostam de esportes radicais, como skate e escalada. Este tipo de modalidade esportiva, que não é a tradicional, tem crescido no mundo inteiro e o mesmo acontece em Curitiba", afirma o secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin.
Para atender os jovens skatistas, a Prefeitura programou oficinas de skates, que vão ensinar novas técnicas e manobras. As aulas serão dadas por instrutores da empresa Anjuss, que fabrica produtos na linha skatewear.
Outra atividade do Jovem Curitibano é o campeonato de basquete de rua (streetball). Os jogos serão ambientados com apresentações de DJs e MCs, além das performances de dançarinos de break, conhecidos como B-boy. Também serão montados espaços para rapel e tirolesa. O evento contará com o apoio da Central Única de Favelas do Paraná (Cufa-PR) e da 91 Rock.