Cerca de quinhentos agricultores que integram a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) ocuparam ontem, das 7h às 10h30, a praça de pedágio de São Luiz do Purunã, na região dos Campos Gerais, administrada pela concessionária Rodonorte.
Os agricultores fecharam dez das doze cancelas presentes na praça, permitindo que os veículos passassem pela mesma sem pagar tarifa, que é de R$ 5,60 para carros de passeio e R$ 5,30 para caminhões. O objetivo da manifestação seria pedir por desapropriações de terras na região de Porecatu, no norte do Paraná.
Segundo a Rodonorte, os agricultores estariam vindo do norte em direção à capital e já teriam passado por outras quatro praças sem pagar pedágio. Durante a manifestação, por motivos de segurança, a concessionária retirou seus funcionários da praça de São Luiz. No momento em que os agricultores chegaram ao local, quinze funcionários estavam trabalhando.
Contag
Também no dia de ontem, em Brasília (DF), integrantes da Contag realizaram, na Esplanada dos Ministérios, a 16 .ª edição do Grito da Terra Brasil, considerada a principal ação de mobilização sindical dos trabalhadores rurais. Os manifestantes tinham em mãos uma pauta com 223 reivindicações.