A praça Carlos Gomes, no centro da cidade, está ficando mais bonita. A Prefeitura de Curitiba está fazendo reformas que darão um visual mais charmoso e tropical à praça que homenageia o compositor brasileiro Carlos Gomes. Estão sendo feitas melhorias no paisagismo e na iluminação da praça. "Seguimos a determinação do prefeito Beto Richa de manter bonitas e em boas condições as praças da cidade, para garantir conforto e infra-estrutura de qualidade para a população", diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

continua após a publicidade

O trabalho começou pelo lago do chafariz da praça, que estava com problemas de infiltração, foi impermeabilizado e foi aplicada uma nova pintura na parede da cascata. Os bancos estão sendo consertados. Os postes de iluminação vão ganhar pintura e novos globos.

A maior intervenção está sendo feita no paisagismo da praça, que ficará mais florido e tropical, igual ao projeto original. A praça está ganhando canteiros de flores, com moldura de proteção. Na nova ornamentação estão sendo usadas espécies nativas da flora brasileira como bromélias e sálvias, esta última produz flores vermelhas.

As novas árvores são palmitos, ipês-amarelos e quaresmeiras. A Secretaria do Meio Ambiente fez poda nas árvores para deixar a praça mais iluminada e também foram removidas três árvores que estavam com risco de queda. As gramas da praça também estão sendo trocadas. As plantas reforçam a proposta de um paisagismo mais tropical, com pedras, palmeiras, água.

O programa de revitalização e manutenção de praças e áreas de lazer da Secretaria Municipal do Meio Ambiente já reformou na região central da cidade sete praças, com a Carlos Gomes. Nos próximos dias as equipes estarão nas praças Santos Andrade e Rui Barbosa.

Além das reformas, obras mais intensas de revitalização estão sendo feitas nas praças do Japão e na Tiradentes. Nos demais logradouros, a Secretaria mantém equipes que fazem, por dia, a conservação de 30 praças, jardinetes e outros logradouros público.

continua após a publicidade