PR-092 já tem novos 27 quilômetros pavimentados

Foi inaugurado ontem o primeiro trecho pavimentado da PR-092. São 27 quilômetros de asfalto, desde Cerro Azul até a Ponte da Piedade. A estrada é a principal via de ligação dos municípios do Vale da Ribeira à capital. Há cerca de 50 anos os moradores da região, uma das mais pobres do Estado, reivindicavam o asfaltamento. As obras para pavimentar o restante da via já estão em andamento.

O governador Roberto Requião (PMDB), chegou a Cerro Azul com 1h15 de atraso, dirigindo o próprio jipe. Comenta que o governo do Estado destinou R$ 14,5 milhões para a obra. A rodovia deve trazer um novo ritmo a economia local, melhorando a qualidade de vida da população. Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o Vale da Ribeira apresenta hoje o menor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado.

O prefeito da cidade, Valdemir Santos Porfírio, não escondia a animação com o crescimento que a cidade deve experimentar. Afirma que já é possível sentir os efeitos da pavimentação. "A caixa de poncã era vendida há um real devido a dificuldade para escoar o produto, hoje os produtores conseguem R$ 5,00. Calculo que a economia já cresceu 30%", compara.

Cerro Azul é um dos maiores produtores de poncã do Estado. Há cinco anos a safra de cítricos chegou a 12 milhões de quilos, mas hoje os produtores colhem a metade. "Eles desanimaram porque não tinha como escoar", fala o prefeito. Mas a cidade já está trabalhando para reverter a situação. O secretário municipal da Agricultura, Louri Carmo Blum, explica que estão atuando junto ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) para a produção de mudas mais resistentes e aumentar a variedade de cítricos. Hoje a colheita vai de maio a julho. Os novos produtos, como a tangerina okitsu, vão fazer o período se estender de março até outubro. "A colheita vai subir de três para nove meses. Será mais renda para o produtor", fala Louri.

O presidente do Sindicato Rural, Ricardo Luiz de Oliveira, acredita que a rodovia vai fazer com que o êxodo rural diminua.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo