A pavimentação de 27 quilômetros da PR-092, rodovia que liga Curitiba ao município de Cerro Azul, no Vale do Ribeira, vai ser inaugurada hoje. O trecho vai de Cerro Azul até a ponte do Rio Piedade e custou R$ 14,5 milhões.
Segundo o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), Rogério Tizzot, a obra faz parte do compromisso do governo estadual em promover o crescimento econômico de regiões com altos índices de pobreza. "A pavimentação dessa estrada está trazendo vantagens imensas, com aumento de produtividade." Os 28 quilômetros restantes entre a ponte do Rio Piedade e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, ainda estão sendo realizados e contam com investimentos de mais R$ 15,5 milhões do Estado.
Para Tizzot, impacto semelhante ao da PR-092 deverá acontecer na reconstrução da PR-090, a Estrada do Cerne, que fica entre Campo Magro e Piraí do Sul. Segundo ele, com a estrada pavimentada, o potencial de desenvolvimento econômico da região será multiplicado. Neste ano, Tizzot afirma que será iniciado o primeiro trecho de 16 quilômetros de pavimentação. "Até o final do ano que vem, esperamos que 20 quilômetros estejam concluídos", afirma.
O projeto, que está sendo desenvolvido em parceria com o 10.º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, deve começar a ser executado no segundo semestre e prevê a pavimentação dos 123 quilômetros da rodovia. Conforme Tizzot, a parceria com o Exército significa menores custos de desenvolvimento e execução de projeto. Segundo o comandante do 10.º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, coronel Daniel de Almeida Dantas, na próxima semana irá ser feito um segundo trabalho de campo e no máximo em 45 dias o projeto estará concluído.