A Comissão Especial da Copa da Câmara de Curitiba pretende ouvir a população, em consulta pela internet, sobre a adoção de feriados municipais nos dias de jogos da Copa de 2014. “As demandas de mobilidade serão grandes durante os jogos do mundial, tanto para o deslocamento para a Arena, quanto para a Fan Fest, no Parque Barigui. Por isso, acreditamos que os feriados vão ajudar nesta questão. Mas, precisamos saber o que os curitibanos pensam sobre o assunto”, disse o presidente da comissão, vereador Paulo Rink (PPS).
Vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio José Geara condena a proposta. “Nossos associados são contra a ideia. O impacto financeiro é negativo e está estimado em R$ 160 milhões de prejuízo por feriado”, ponderou. Para o empresário, “não se justifica decretar feriado, parar a cidade para facilitar a mobilidade de apenas 40 mil pessoas que conseguirão assistir os jogos da Copa. Isso não ocorre em jogos de mesma proporção, como os Atletibas”.
Divididos
O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), afirmou que os feriados seriam positivos para a cidade. “Até o momento não vejo legado positivo para Curitiba. Acho desnecessário sacrificar o comércio e a indústria para apenas quatro jogos”, opinou Jorge Bernardi (PDT), favorável ao ponto facultativo só para servidores públicos.