Segundo a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, mais de 38 mil paranaenses estão deixando de receber um benefício de um salário mínimo garantido pelo governo federal para pessoas com deficiência que não podem levar uma vida independente e para idosos que não têm direito à previdência social. Trata-se do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Maior programa de transferência de renda do País, o BPC é pago a todas as pessoas que se encaixam no perfil acima e cujas famílias tenham renda média de até R$ 87,50 por pessoa.
Para o secretário Emerson Nerone, o motivo para que tantas pessoas não recebam o benefício é a falta de informação. "Como é um programa sem limite orçamentário, o governo federal, apesar de cumpri-lo integralmente, não faz questão de divulgá-lo tanto quanto o Bolsa Família, para ter um certo controle do crescimento do número de beneficiários. Assim são poucas as pessoas que conhecem o BPC", comentou.
Após o levantamento que identificou 38,5 mil pessoas no perfil do BPC sem receber o benefício no Estado, mais de 7 mil só na região de Curitiba, a secretaria iniciou uma campanha para divulgar a existência do programa. "Estamos contatando prefeituras, associações, lideranças comunitárias."
Para acessar o programa de BPC, basta o interessado procurar o órgão responsável pela assistência social no município.