Poucos sabem o significado do feriado

O feriado de hoje marca a Proclamação da República, data em que o Brasil adotou, depois de 67 anos, um novo regime de governo. Para os historiadores, a data marca a entrada do País na modernidade, pois em 1889, na América Latina, apenas o Brasil e o México ainda adotavam a monarquia. Depois de 113 anos, a maioria da população sabe o que é comemorado nessa data, mas poucos arriscam falar da importância dela para a Nação.

O guia de turismo, Elizeu Santos, acertou na hora, quando questionado sobre o que se comemorava amanhã. E arriscou a data: 1888, errando apenas por um ano. Já os taxistas Francisco Veiga Bueno e Oswaldo Meneguete, pensaram bastante, arriscaram algumas alternativas e finalmente afirmaram que é o “Dia da República”. Mas afirmaram não saber o que a data significa, “pois estudei isso há muito tempo na escola”, confessa Francisco.

Para a dona de casa Nilsa Raimunda, em 15 de novembro, se comemora o “Dia da Independência”, mas logo se desculpa se estiver errada, porém mantém a afirmação. A caixa Yasmin Ali Yehia e a assistente administrativa Rose Ackvesta acertam o motivo da comemoração, porém ambas confessaram que já esqueceram o que ela significa. “Sei que é feriado, mas não sei exatamente por que”, afirma Yasmin.

Mudanças

A professora de História, Lysvania Villela Cordeiro, conta que, na época, as mudanças no Brasil começaram um pouco antes, em 1888, com a abolição da escravatura. No ano seguinte, o Marechal Deodoro da Fonseca assinou a Proclamação da República, que foi um movimento que tirou o Brasil do império. Essa necessidade de mudança vinha sendo sentida por parte da população, que recebeu a influência de outros países, que já haviam adotado o sistema republicano. “Na guerra do Paraguai (de 1864 a 1870), os militares conheceram o novo regime em contato com países como o Uruguai, Paraguai e Argentina, que já eram republicanos. Assim como na chegada dos imigrantes no Brasil, que também trouxeram ideais republicanos”, explica a professora.

Apesar do avanço, comenta a professora, o povo não teve participação efetiva no processo, “pois os militares proclamaram a república e o poder continuou na mão da elite.” Ela acrescenta que, inicialmente, também não foram sentidas as mudanças, pois continuaram os problemas com os grandes latifúndios, e a marginalização dos negros, pois a abolição não veio com um projeto para reintegrar essa população.

Passados mais de cem anos, Lysvania comenta que o Brasil avançou muito, destacando principalmente a participação popular. “As últimas eleições foram um grande exemplo desse avanço”, afirma. A professora, porém, destaca que muitos problemas existentes na época continuam sem solução definitiva, entre os quais a má distribuição de renda e falta de reforma agrária.

Correios faz exposição

Rosângela Oliveira

Um mural com as fotos e as principais realizações dos trinta presidentes que comandaram o Brasil nesses 113 anos do regime republicano foi montado na agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Rua Marechal Deodoro, no centro de Curitiba. O trabalho visa marcar a data, resgatando a história e seus principais personagens.

De acordo com o gerente da agência, Dazir Borges, além de chamar a atenção das pessoas que passam pelo local, o mural tem sido usado como fonte de pesquisa. “Muitos vestibulandos vêm aqui e estão, inclusive, pedindo cópias do material, pois algumas questões sobre o assunto podem cair nas provas do vestibular”, comentou. A professora de História e Gestão da Comunicação, Maísa do Rocio Stival, também solicitou uma cópia, afirmando que vai levar isso para os alunos. “Eu estou trabalhando esse tema em sala de aula, e esse mural foi o único trabalho completo que encontrei”, afirmou.

Essa é a quarta vez que o mural é colocado na agência, sendo resultado de um trabalho de pesquisa dos funcionários Milton Bispo da Silva e Neusa Paraíba Borges. Ele ficará em exposição na agência da Marechal até dia 18 de novembro. Depois seguirá para outro local, que ainda será definido.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo