Somente 12% das 30.254 carteiras de motorista suspensas no Paraná desde 1998 por terem atingidos 20 pontos foram entregues ao Departamento de Trânsito (Detran). Segundo o coordenador de habilitação do Detran-PR, Edson Rasera, o motorista depois que recebe a notificação sobre a suspensão da carteira tem 30 dias para recorrer ao órgão. Caso isso não aconteça, o próprio motorista deve levar o documento para a apreensão.

“Hoje não temos um departamento responsável pelo recolhimento dessas habilitações suspensas. A única forma de apreender a carteira do motorista infrator é na hora da renovação do documento ou uma blitz policial”, ressalta Edson.

As penalidades para os motoristas que atingiram 20 pontos na carteira podem variar de 1 mês a um ano de suspensão, dependendo da gravidade da infração. Além disso, o condutor é obrigado a fazer um curso de reciclagem de 20 horas para obter sua habilitação novamente. “É interessante que depois do curso, o índice de reincidência das infrações é quase nula, pois o motorista, além de aprender a importância de dirigir com segurança respeitando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), também sente na pele como que é precisar dirigir sem poder”, acrescenta Edson.

Os condutores que foram flagrados dirigindo com a habilitação suspensa poderão ter a carteira cassada por até dois anos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade