A 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil será no próximo sábado (9), mas a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar as vacinas no postos de saúde a partir desta segunda-feira (4). “Todas as pessoas que forem às unidades básicas de saúde por qualquer motivo já podem levar as crianças de 0 a 5 anos para tomar a vacina”, informou a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde da secretaria, Sônia Fernandes.

continua após a publicidade

As vacinas vão estar disponíveis das 8h às 17h em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município. Segundo Sônia, assim como na 1ª etapa, a meta é vacinar 100% das crianças de Londrina com essa faixa etária, o que corresponde a 35.515. Na primeira etapa da campanha, em junho, a secretaria vacinou 92% das crianças de 0 a 5 anos. A meta do Ministério da Saúde é de 95%.

Também na segunda-feira, a equipe de saúde da UBS do jardim Marabá vai percorrer alguns centros de educação infantil (CEI) da região leste para aplicar a vacina nas crianças, antecipando a campanha. O grupo inicia a ação às 8h, no CEI Iracema Helena, na rua Adelina Miola Lopes, nº 339, no jardim Santa Fé. Depois, a equipe vai ao CEI do jardim Marabá, na rua Ananás, nº 96, seguindo depois para o centro Sebastião Sanches Saraiva, na rua Osni Silveira, nº 77, no jardim Interlagos.

A diretora de Epidemiologia destacou que as crianças podem tomar a dose da vacina, no sábado, em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município e também em pontos de referência da cidade. Neste dia, todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h para a vacinação. De acordo com ela, serão montadas barracas no calçadão, no Terminal Urbano, em escolas, farmácias, entre outros pontos comerciais. Sônia Fernandes enfatizou que os pais ou responsáveis devem levar a criança para vacinar até mesmo sem a carteira de vacinação, porque a dose é extra.

continua após a publicidade

Rubéola 
       
Também no próximo sábado (9) tem início em todo o Brasil a campanha de vacinação contra a rubéola, para pessoas de 20 a 39 anos. Em Londrina, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 168.813 londrinenses. “Dia 9 será o dia da vacinação em família. Os pais levam as crianças para se vacinarem contra a poliomielite e também se vacinam contra a rubéola”, observou Sônia Fernandes. A campanha de vacinação contra a rubéola em Londrina vai até o dia 13 de setembro e terá um dia a mais que a nacional, que vai até o dia 12.