A proposta da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) foi aceita pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect). Com a aceitação, a possiblidade de uma nova greve foi afastada. A votação não foi unânime, aliás, longe disso. Apenas 21 dos 35 sindicatos estaduais aprovaram a proposta.
Segundo a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), “o acordo foi fundamental, já que os Correios já estavam negociando há dois meses”. Em relação ao acordo, a ECT procurou frisar que não quer prejudicar ninguém. “De maneira alguma. Não é nossa intenção prejudicar nem a empresa, nem a população, nem os trabalhadores”. Apesar das divergências, a assessoria acredita que “o plano de cargo é muito bom”.
Paraná
O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom) não aceitou a proposta. Segundo o secretário geral do Sintcom, Nilson Rodrigues dos Santos, “os trabalhadores estão em estado de greve”. “Na nossa avaliação, acreditamos que podemos avançar um pouco mais”, disse.
Uma nova assembléia está marcada para o dia 29 quando deverá ser discutida internamente se o Sintcom irá ou não aceitar a proposta. “Vamos continuar no processo de mobilização até o fim do mês”, finalizou Nilson.