O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, diz que o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes do Brasil, com condições de equiparar-se aos melhores do mundo. Foi durante entrevista ao vivo ao programa “Em Questão”, produzido e coordenado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

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Na entrevista, transmitida para emissoras de todo o País, Brito afirmou que, com as obras de dragagem de aprofundamento, o terminal público paranaense terá as mesmas condições de operação oferecidas pelos maiores portos do mundo.

“Hoje o Porto de Paranaguá é responsável por grande parte da exportação de grãos e pela competitividade desses produtos. Vamos investir R$ 123 milhões na dragagem de aprofundamento do porto que, com isso, passará a ter uma profundidade de 15 metros, ficando pronto para receber os maiores navios do mundo, que hoje não atuam em nenhum porto latino-americano e que poderão chegar aos portos brasileiros. Daremos ao Porto de Paranaguá as condições hoje disponibilizadas nos maiores portos do mundo”, afirmou Brito.

Sobre o Programa Nacional de Dragagem (PND), o ministro afirmou que essas intervenções são as mais importantes que podem ser feitas nos portos brasileiros.

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“O dinheiro do PAC está garantido. Vamos lançar até o final do mês o edital do Rio de Janeiro, o edital da segunda fase de Itaguaí e, na seqüência, os editais de aprofundamento de Paranaguá, de Itajaí, de Vitória e de São Francisco do Sul. Enfim, iremos lançar todos os editais até o final de junho deste ano. Todas as obras serão concluídas até o próximo ano e 2009 será a separação entre o presente e o futuro dos portos brasileiros”, destacou.

A proposta da Secretaria Especial de Portos é dar condição para que sejam escalados para os portos brasileiros embarcações de maior porte. “Além disso, procuramos estimular a iniciativa privada a continuar investindo nos portos brasileiros, porque todos os portos são operados pela iniciativa privada”, explicou Pedro Britto.

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No ano passado, os Portos do Paraná movimentaram mais de 33 milhões de toneladas de produtos. Só as exportações foram responsáveis pela geração US$ 14 bilhões, um aumento de 18,91 % em comparação a 2007. O montante representa o valor agregado das mercadorias embarcadas no terminal com destino ao mercado externo.

Manutenção

Antes de iniciar a dragagem de aprofundamento, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está realizando a campanha de manutenção do Canal da Galheta, que dá acesso aos Portos de Paranaguá e Antonina.

Com a conclusão dos trabalhos, o Canal voltará a ter suas dimensões originais de 200 metros de largura e 15 metros de profundidade. A estimativa é que sejam dragados cerca de 3,67 milhões de metros cúbicos de sedimentos do Canal, numa área de seis quilômetros de comprimento.

A draga holandesa HAM 310 funciona 24 horas por dia e a operação de carga e descarga dura, em média, cerca de quatro horas. A área de despejo está localizada a cerca de 15 quilômetros do Canal da Galheta. Atualmente, a draga está em fase de manutenção.

Conforme previsto desde o início dos trabalhos, a operação sofrerá curtas paralisações ao longo do processo de dragagem para realização de eventuais ajustes, já que o equipamento opera em ambiente agressivo necessitando de manutenção constante. Fora isso, a parada serve para realizar o abastecimento de combustível, água potável para os 30 tripulantes e suprimentos.