Os primeiros navios começam a ser carregados com soja no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. São três embarcações com carga fechada, que ultrapassa as 100 mil toneladas do grão. O primeiro foi o navio Okeanos Bliss, que carregou do último domingo (26) até terça-feira (28) e partiu para a China com mais de 62 mil toneladas de soja.
Na segunda-feira (27), o Corredor de Exportação recebeu os navios Mastro Nikos, para carregar 63 mil toneladas de soja; e o Tai Promotion, que carrega 62,3 mil toneladas do grão, equivalente a mais de 2.076 caminhões (com capacidade de 30 toneladas).
“Como estava previsto, a soja já começa a chegar em Paranaguá. O campo ainda está colhendo e nós estamos nos preparando para esse fluxo que, a partir de agora, começa a ficar mais intenso”, afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino. A previsão é que neste ano o volume de soja exportado seja de 10 milhões de toneladas.
Até a última terça-feira (28), o pátio de triagem do Porto de Paranaguá recebeu 8.427 caminhões carregados de soja. O produto que já chegou a Paranaguá teve origem, na maioria, nos estados do Paraná, Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina. Além desses estados, os de Mato Grosso do Sul e São Paulo também já enviaram soja a Paranaguá quase 313 mil toneladas do produto.