A segunda unidade do Programa Portal do Futuro iniciou suas atividades nesta sexta-feira (29) na regional Boqueirão, no local onde antes funcionava o Centro da Juventude Eucaliptos. O local foi remodelado e, com reforço na equipe de profissionais, passará a ter atividades esportivas e artísticas também à noite, de segunda a sexta-feira, e nos fins de semana das 8h às 18 horas. Até o final do ano, mais uma unidade do Portal será aberta, no Bairro Novo.
No Boqueirão o espaço terá atividades de musculação, capoeira, aulas de dança, slackline, obstáculos de skate, oficinas de grafite e, em breve, hidroginástica exclusivamente para jovens gestantes.
O Portal Boqueirão vai seguir o mesmo modelo de administração participativa que é adotado no Portal Cajuru – unidade-piloto do programa. Assim, os jovens da comunidade que irão usar o espaço devem se organizar para participar da administração, dentro do conceito gestão compartilhada. “A intenção do Portal do Futuro é criar condições para que o jovem se transforme efetivamente em protagonista de seu destino, melhorando a qualidade de vida e reforçando seu sentimento de pertencimento e de efetiva inclusão social”, ressaltou a coordenadora de políticas para juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Luciane Fagundes.
“É um projeto que vem crescendo muito na ampliação dos espaços e no seu formato. Já engloba uma série de ações e não somente nos espaços físicos, mas utilizando a parte virtual também, com o portal na internet, Facebook e as ações de protagonismo juvenil. O Portal está indo bem”, avaliou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Júnior.
O estudante Erick Willian, de 14 anos, passou a tarde desta sexta-feira aproveitando a pista e os obstáculos de skate do Portal. “Esse espaço é um incentivo para a prática do esporte. Se não tivesse essas atividades aqui, com certeza estaria andando na rua”, afirmou o adolescente, que também aproveita para jogar basquete no local.
Fernanda Franquim, de 15 anos, é outra usuária empolgada com as atividades do Portal. Ela pratica dança e joga futsal. “Aqui dá para fazer o que eu gosto. Tem espaço e os equipamentos necessários para aproveitar”, analisou.
Informações sobre as atividades desenvolvidas no Portal do Futuro podem ser obtidas pelo telefone (41) 3286-4084 ou diretamente a sede na Rua Pastor Antônio Politto, Boqueirão.
Projeto
O Portal do Futuro oferta aos jovens de 12 a 29 anos atividades nas áreas de esporte, lazer, cultura e também oferece cursos para inseri-los no mercado de trabalho através da economia criativa.
Para que isso efetivamente ocorra, está estruturado em quatro frentes de intervenção: o Centro Integrador – que é o local físico onde ocorrem as atividades de esporte, lazer, ciência, tecnologia e cultura; o Portal (site), que busca gerar e compartilhar informação e a interação do jovem a partir dos conteúdos gerados; a Rede de Ações que faz o mapeamento e análise das ações relacionadas aos jovens existentes nas regionais de Curitiba e busca melhorias, e o Protagonismo juvenil, que pretende formar jovens líderes (por meio de um programa de voluntariado) que possam desenvolver projetos próprios e coordenar novos grupos de jovens.
O trabalho desenvolvido no Portal do Futuro envolve a participação de diversas secretarias autarquias do governo municipal como Fundação Cultural de Curitiba, Fundação de Ação Social, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Defesa Social, Secretaria Municipal de Educação e também Agência Curitiba.
No dia 11 de dezembro mais uma unidade do Portal do Futuro deve ser entregue. “Fechamos o ano dentro do previsto. Três unidades físicas e com o desenvolvimento do programa de forma bastante adiantada, o que nos deixa mais feliz ainda”, disse Dutra Júnior.