Quem passar pela Praça Rui Barbosa na próxima terça feira (16) terá acesso a serviços diversos de forma gratuita. As atividades, promovidas pelo Sindicato da Panificação com os parceiros Ragional Matriz, Sesi e Moinho Anaconda, comemoram o Dia Mundial do Pão. Além disso, quem doar um livro leva quatro pães para casa.

continua após a publicidade

Profissionais do Sesi vão atender a população com teste de visão, aferição da pressão arterial e do IMC (índice de massa corporal). A Regional Matriz vai disponibilizar brinquedos para as crianças e massoterapia, massagem terapêutica que estimula a circulação sanguínea e linfática.

Uma das novidades este ano será a inscrição de voluntários, com idade entre 18 e 55 anos, que coleta de sangue para teste de compatibilidade de doação de medula óssea. Os testes serão feitos pelo Hospital de Clínicas e os inscritos farão parte de um banco de dados nacional contribuindo para os transplantes de medula em pacientes com doenças hematológicas como a leucemia. O objetivo é ampliar o banco de dados já que a chance de compatibilidade é rara, de 1 para cada 100 mil doadores.

Jovens disputam final de Concurso de sanduiche

continua após a publicidade

O Dia Mundial do Pão será aberto este ano com a final da 5ª edição do Concurso de Sanduiche, dia 16 de outubro, às 8hs, na Praça Rui Barbosa em Curitiba. A final reúne os cinco finalistas selecionados na competição que acontece durante um bimestre entre alunos dos 45 colégios do Sesi em várias regiões do Estado.

Eles terão que mostrar criatividade ao montar, de forma improvisada, e com ingredientes que só vão conhecer na hora, um sanduiche que seja ao mesmo tempo saboroso e saudável. Uma banca de jurados vai apontar a classificação final dos concorrentes. O primeiro lugar ganha um notebook, e os demais uma máquina fotográfica.

continua após a publicidade

Batizada de Desafio do Chef, o concurso integra as ações do Dia Mundial do Pão, promovido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná – Sipcep. O objetivo é estimular a inventividade e a competição saudável entre os jovens que passaram por várias etapas em colégios Sesi de Foz do Iguaçu, Cascavel, Teledo, Capitão Leônidas Marques, Ampére, Pato Branco, Francisco Beltrão, Palmas e Marechal Cândido Rondon.