Asfalto, luz, saneamento básico, acesso a postos de saúde e a escolas são reivindicações permanentes de quem vive no Jardim Itaqui, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

continua após a publicidade

Ontem, moradores do local realizaram um novo protesto, bloqueando o trânsito da Avenida Rui Barbosa, no cruzamento com a BR-277, com o intuito de chamar a atenção dos governantes e da população.

“O Jardim Itaqui é uma área irregular. Porém, todas as pessoas que vivem no local compraram seus lotes, há cerca de sete anos, sendo enganadas por um loteador clandestino. Hoje, vivem em meio a muito sofrimento devido à falta de infraestrutura e condições dignas de moradias”, explicou o advogado da Associação Comunidade Itaqui, Felipe Spack.

Só nessa semana, segundo o advogado, três carros caíram em valetas presentes no jardim devido à falta de asfalto. Além disso, no último mês, foram registrados dois homicídios no local.

continua após a publicidade

“Cerca de cem famílias vivem no Jardim Itaqui, sendo que muitas delas têm crianças. Devido à falta de políticas públicas, elas convivem com o medo e a insegurança”.

A informação foi confirmada pela dona de casa Claudia Antônia Roberto, que adquiriu um lote no Jardim há seis anos e vive no local na companhia do marido e de dois filhos, de 7 e 11 anos de idade.

continua após a publicidade

“Uma das coisas que mais me incomoda no Itaqui é a falta de saneamento básico, pois temo pela saúde de minhas crianças. Existe esgoto a céu aberto e falta água constantemente, tanto que sempre temos que comprar galões de água mineral. Temos luz porque fazemos ‘gatos’, mas é muita gente usando um mesmo transformador e a energia está sempre caindo”.

Claudia afirmou que a prefeitura de São José se comprometeu a trabalhar em prol da regularização da área e fazer intervenções junto à Sanepar e à Copel para investimentos em infraestrutura. Porém, o compromisso está demorando para ser cumprido. “Há vários anos a prefeitura diz que vai nos ajudar, mas nossa situação nunca melhora. Além disso, não somos informados sobre o processo de regularização”.

Prefeitura

A prefeitura de São José dos Pinhais informou, através de sua assessoria de imprensa, que a área onde os moradores do Jardim Itaqui estão estabelecidos pertence ao Estado. “Já estão havendo negociações com o governo estadual para que os moradores sejam relocados para uma área próxima o mais rapidamente possível”.