A obra de recuperação estrutural e manutenção da ponte metálica sobre o Rio Nhundiaquara começa nesta segunda-feira (17) em Morretes, Litoral do Paraná. A ponte fica na PR-411, na região conhecida como Porto de Cima. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), haverá bloqueios no trânsito, mas a travessia de pedestres continuará disponível durante toda a execução da obra. O custo das reformas é de cerca de R$ 1,8 milhões.
+ Leia mais: PRF libera trânsito na BR-277 sentido Curitiba; pista da descida segue bloqueada
Conforme explica o DER/PR, o tráfego de veículos pesados ficará bloqueado neste primeiro momento, com exceção de ônibus do transporte escolar. Já o trânsito de veículos de passeio permanecerá liberado, enquanto serão realizados serviços que não afetam o tabuleiro da ponte, apenas com interrupções pontuais para deslocamento de equipamentos e pessoal.
Após 15 dias do andamento da obra será avaliada a possibilidade de prosseguir com o tráfego liberado ou a necessidade de interrupções mais duradouras. A medida atende solicitação da prefeitura municipal, comunidade local e lideranças.
Reformas
A obra prevê a limpeza, tratamento, reforço e pintura da estrutura metálica da ponte, e execução de um novo tabuleiro composto por grade metálica. Em ambos os encontros dela serão executadas novas lajes de transferência em concreto armado, com implantação de novos dispositivos de drenagem.
+ Veja também: Passarela das Cataratas do Iguaçu é reaberta; veja em vídeo a força das águas
Também será realizada a manutenção das estruturas de concreto da ponte, removida a vegetação que se projeta sobre o tabuleiro e abaixo dele, implantada nova sinalização viária e dispositivos de segurança, entre outros serviços de engenharia.
Placas de sinalização provisória alertando aos usuários sobre os serviços em andamento ficarão disponíveis nos acessos à ponte, já orientando quanto a rotas alternativas.
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.