Depois de praticamente dois meses de interdição, a Ponte Manoel Ribas, um dos principais acessos ao município de União da Vitória, foi liberada ontem, para o tráfego de veículos leves.
A Ponte dos Arcos, como é conhecida, foi interditada no dia 16 de setembro pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), por apresentar problemas estruturais que a ameaçavam de desabamento. Enquanto o governo federal se recusava a assumir a responsabilidade pelas obras da ponte, assim como de toda a BR-476, União da Vitória ficou com apenas uma ponte de acesso, a Domício Scaramella que, segundo o prefeito Hussein Bakri, ficou sobrecarregada.
O trecho paranaense da BR-476 é uma das estradas cujos domínios teriam sido transferidos para o governo estadual pela Medida Provisória 82/2002. No entanto, essa MP foi vetada pelo presidente Lula, mantido pelo Congresso, sem ter sido promulgado decreto legislativo que a regulamentasse. O Tribunal de Contas da União determinou que, enquanto uma decisão final não é tomada, a União tem o dever de manter as rodovias em boas condições.
Como nenhuma obra vinha sendo feita na ponte, a prefeitura solicitou que fosse feita, pelo menos, uma nova avaliação das condições da travessia para saber se ela não teria condições de suportar, ao menos, veículos de pequeno porte. Tal vistoria foi feita e, depois de um novo laudo ter sido elaborado, a ponte está liberada para a circulação de pedestres, motocicletas e automóveis.
?Os carros já estão utilizando a ponte, o tráfego está melhor distribuído e já desafogou o trânsito da outra ponte, mas nossa luta não acabou. Queremos a reforma da ponte, bem como a recuperação da BR-476?, comenta o prefeito.