Para a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) referente ao licenciamento ambiental do empreendimento denominado “Ponte de Guaratuba e seus Acessos”, serão realizadas duas audiências públicas, com datas e horários já definidos.

continua após a publicidade

LEIA AINDA – Reforma administrativa no Paraná prevê novas secretarias e 500 cargos ao custo de R$ 93 milhões

Uma no Sesc Caiobá em Matinhos, no dia 7 de dezembro, às 19 horas; e outra reunião no município de Guaratuba, no dia 8 de dezembro, às 19 horas, na Assembleia de Deus Vitória em Cristo. A nova ponte irá interligar o município de Matinhos a Guaratuba, no Litoral do Estado, pela PR-412.

O objetivo das audiências públicas é esclarecer a população e demais interessados a respeito dos estudos apresentados pelo empreendedor, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER). O encontro também é fundamental para colher sugestões com a finalidade de subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

continua após a publicidade

LEIA MAIS – Caçadora de raios do Paraná ganha prêmio com foto de raio saindo do chão

O EIA/Rima foi protocolado no órgão ambiental pelo DER em setembro deste ano, e é um documento necessário para obtenção da Licença Prévia da obra, que prevê a construção de uma ponte de mais de 1.200 metros de extensão, entre outras intervenções.

Obras

continua após a publicidade

A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

LEIA TAMBÉM – Ponte de Guaratuba: consórcio com proposta de R$ 386,9 milhões vence a licitação

Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

LEIA MAIS – Câmara dos Vereadores apresenta projeto pra nova sede “sem puxadinhos”

Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à Rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.

O prazo total estimado para execução é de 32 meses, sendo dois para obtenção de licença ambiental, seis meses para elaboração de projetos e 24 para os serviços da obra.