Drone

Ponte de Guaratuba: novo vídeo mostra avanço nas obras

Torre principal que irá sustentar trecho estaiado da ponte de Guaratuba. Foto: Gediel Mendes / AEN

As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, avançam diariamente. Os dados são do último boletim divulgado no mês de fevereiro de 2025 aponta que quase 50% já foram concluídos. O relatório detalhou os progressos do trecho estaiado e pré-moldado.

O fotógrafo Almir Alves, do perfil Matinhos Agora, parceiro da Tribuna no litoral, enviou um vídeo novo gravado com um drone para mostrar como está o andamento da obra. O vídeo mostra a duplicação da via de acesso, o canteiro de obras, as vigas já colocadas e também a estrutura que vai segurar a parte estaiada.

Veja o vídeo!

Nesse período houve a continuidade da execução das estacas do trecho pré-moldado e os trabalhos envolveram atividades de cravação, escavação e concretagem, além da fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas; e a execução das travessas do trecho pré-moldado.

+ Leia mais: Criação de mega espaço para shows em Curitiba avança com aprovação importante

Foi finalizada também a concretagem dos blocos e pilares das torres principais do trecho estaiado. Sobre o trecho pré-moldado, iniciou-se o lançamento de placas pré-moldadas de concreto, também conhecidas como pré-lajes sobre as vigas, onde posteriormente servem de fôrma para a consolidação da laje.

+ Veja também: Triplicação da BR-277 promete reduzir tempo de viagem em 20%

Já no trecho estaiado, houve um avanço significativo. As estacas e blocos de coroamento e os pilares das torres principais já estão finalizados. O próximo passo é a execução da aduela de partida, com o cimbramento. Essa técnica permite a construção de grandes vãos sem a necessidade de escoramento. Além disso, a instalação de gruas fixas em cada apoio facilitará a movimentação de materiais e equipamentos durante a execução das etapas seguintes.

Infraestrutura da Ponte

Até o momento, foram 40 estacas concluídas, sendo 16 do trecho estaiado e 24 do trecho pré-moldado. Ao total, são 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado. Na superestrutura, deu-se continuidade à fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 66 estruturas fabricadas e 41 lançadas nas travessas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna