A ponte sobre o Rio Capivari na BR-476 ficou fechada ontem durante cinco horas. Ela está passando por reformas porque corre o risco de desabar. As obras começaram há 20 dias e até agora o tráfego vinha sendo mantido em meia-pista. Os motoristas que precisaram passar pela via puderam usar um desvio, que aumentava o trajeto em três quilômetros. Apenas os caminhões pesados preferiram esperar pela reabertura da ponte.
A ponte sobre o Rio Capivari tem mais de 80 anos. Em dezembro do ano passado, técnicos do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) constataram que havia problemas na estrutura e ela corria o risco de desabar. Havia várias fissuras, a ferragem estava à mostra e os pilaretes do lado de Bocaiúva do Sul estavam rompidos. ?A ponte estava totalmente solta. Balançava para frente, para trás e para os lados. Vamos dar rigidez à estrutura?, diz o supervisor do Dnit, Ronaldo de Almeida Jares.
Houve a necessidade de interdição porque estavam sendo concretadas as peças metálicas que vão dar rigidez à ponte. Enquanto secam não podem sofrer as oscilações provocadas pela passagem dos veículos. A pista ficou fechada entre as 12h e 16h50. Chegou a ser formada uma fila de 1,5 quilômetro.
Capacidade
Além de recuperar a ponte, as peças também estão reforçando a estrutura, que passa a suportar até 45 toneladas.