Pontal do Paraná foi declarado, ontem, Território Livre do Analfabetismo. Essa é a quinta cidade a ser contemplada com essa declaração. Cerca de mil pessoas entre alunos, professores, autoridades, representantes de instituições parceiras participaram de carreata pelas principais ruas da cidade até a cerimônia oficial que aconteceu na Casa da Cultura, no balneário de Ipanema.

continua após a publicidade

“É um momento de coroação de resultados, para todos que se envolveram e acreditaram na possibilidade de fazer o Paraná livre do analfabetismo”, disse a coordenadora do Programa Paraná Alfabetizado, Izabel Cordeiro Ribas Andrade.

Para o casal Isaías Carvalho, de 80 anos, e Rosalina Rodrigues Carvalho, 73, alunos do programa há mais de três anos, gratidão e alegria são as palavras que resumiam aquele momento.

“Eu sempre quis estudar, mas no meu tempo de juventude isso não era possível. Até aprendi algumas coisinhas, mas acabei esquecendo pelo fato de não praticar”, disse Isaias.

continua após a publicidade

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000, a taxa de analfabetismo em Pontal do Paraná era de 7,10%. Desde o início do Programa Paraná Alfabetizado, em 2004, essa taxa foi reduzida para 3,74%, tornando o município território livre do analfabetismo.