Os vestiários ao lado da cancha de areia da Praça da Liberdade, no Bairro Alto, estão infestados de pombos. A concentração dos animais ocorre desde o ano passado, conta o presidente da Associação de Moradores do Bairro Alto, Toninho Guedes. Os pombos se instalaram no forro dos vestiários e ficam também no telhado da estrutura, causando muita sujeira. Há muitos filhotes e ovos no local.
Penas e fezes de pombos também são encontradas dentro de um dos vestiários, que fica fechado por causa do problema. “Nós limpamos na semana passada e já está sujo. Os pombos entram pelas telhas que são retiradas e chegam até o vestiário pelo alçapão”, relata Guedes.
Toninho explica que recentemente a prefeitura recompôs as telhas para evitar os buracos no telhado e, assim, não deixar os pombos entrarem. Mas a população está depredando os vestiários e retirando telhas. “Os pombos podem causar doenças. A gente já não sabe mais o que fazer”, afirma Guedes. A reportagem da Tribuna encontrou ontem três pombos mortos no gramado ao redor dos vestiários. Além disso, os locais estão totalmente pichados e com os vidros quebrados. “Em um dia as paredes são pintadas e no dia seguinte já está tudo pichado, mesmo com o módulo policial na praça. O pessoal não se intimida mesmo”, declara.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que a Praça da Liberdade tem sido alvo frequente de vandalismo. Nos próximos dias deve ser realizada uma vistoria e a manutenção da praça, incluindo os vestiários. A secretaria pede a colaboração da população para preservar o patrimônio público e alerta que os casos de vandalismo podem ser denunciados pelo telefone 153.