A semana começou diferente para policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar, em Curitiba. Uma bebê de sete dias engasgada com o próprio vômito foi salva por eles na noite desta segunda-feira (19). O incidente aconteceu por volta das 19h20, momentos depois que Yasmin Birkhever mamou.

continua após a publicidade

A mãe, que tem 27 anos, moradora da Vila Torres, contou aos policiais que deu de mamar para a menina, a fez arrotar e a deitou. Quando foi ver como a garotinha estava, percebeu que Yasmin já não respirava mais e procurou ajuda na 5ª Companhia da Polícia Militar, na Rua Imaculada Conceição.

Imediatamente, os policiais de plantão pediram socorro pelo rádio. Uma equipe de policiais que tinha conhecimento dos primeiros socorros estava próximo ao local e os policiais correram ajudar. “Quando chegamos, a menina já estava roxa e a mãe nos pediu para que, pelo amor de Deus, salvássemos a filha dela”, contou o soldado Lincoln Zapszalka.

O soldado fez pela primeira vez a manobra para salvar a bebê e não adiantou. “Virei novamente a bebê de costas em meu braço, fiz mais uma vez a manobra para fazê-la desengasgar e funcionou”, disse emocionado. A menina soltou todo o vômito que estava preso e voltou a respirar.

continua após a publicidade

Para evitar alguma complicação no estado da bebezinha, os policiais levaram mãe e filha ao Hospital Pequeno Príncipe. Yasmin foi atendida pelo médico de plantão e liberada menos de uma hora depois.

Alerta

continua após a publicidade

Os policiais, muito felizes com o socorro à vida da garotinha, pediram para que os pais fiquem alertas. “Principalmente quando é recém-nascido como neste caso. Nem sempre é descuido dos pais, mas sobrar cuidado é sempre melhor”, explicou.

Em situações em que os bebês engasgam, é importante seguir algumas dicas. A primeira delas observar se o bebê consegue respirar sozinho. Em seguida, ligue imediatamente para o 192 e chamar uma ambulância ou SAMU. Policiais militares, através pelo fone 190, também poderão ajudar em situações de emergência.