O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) vai realizar operações durante o Carnaval, para coibir infrações. Dentre as principais ocorrências está o excesso de velocidade e embriaguez ao volante. De acordo com o capitão Valdir Carvalho de Souza, comandante do BPRv no Litoral, essas operações serão realizadas para garantir que a chegada e a saída das praias sejam tranquilas.
A principal orientação da Polícia Militar é que os motoristas respeitem os limites de velocidade e a sinalização e sempre portem os documentos obrigatórios, como habilitação e documento do veículo. “Ultrapassagem somente em local permitido e, principalmente, o motorista não deve beber antes de dirigir”, pede o capitão.
O fluxo de carros esperado nas estradas que cortam o Litoral é de aproximadamente 136 mil veículos. Para reduzir o número de acidentes, o BPRv vai realizar a Operação Pontos Críticos. O número de acidentes chegou a 201 desde o 19 de dezembro até quarta-feira (18).
Além desta operação, a polícia vai realizar ações para fiscalizar documentos. De acordo com o batalhão, um dos maiores números de infrações é por motoristas que dirigem sem habilitação ou com o veículo não-licenciado. “A principal orientação que passamos é para que os motoristas sempre portem os documentos obrigatórios quando forem viajar”, alertou o capitão.
A polícia também irá fiscalizar todas as estradas com a Operação Radar que tem o objetivo de coibir o excesso de velocidade, a Operação Lei Seca, que já é realizada desde o começo da Operação Viva o Verão, vai fiscalizar os motoristas que dirijam embriagados.
Bafômetro
No teste do bafômetro, se o aparelho indicar que o motorista tem de 0,09 a 0,29 miligrama de álcool por litro de sangue levará multa de aproximadamente R$ 1 mil e terá a habilitação suspensa por até um ano. Caso o aparelho indique mais de 0,29 mg por litro de sangue, o motorista será preso em flagrante.