A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta sexta-feira (1º), os números de acidentes com morte nas rodovias paranaenses. Os índices caíram de 45, em julho de 2007, para 23 em julho de 2008, registrando assim uma redução de cerca de 50%. Durante o período de julho a PRF esteve ocupada na operação “Férias Escolares”.

continua após a publicidade

A partir da vigência da lei 11.705, que tornou mais rigorosa as punições para o motorista que dirige embriagado, a PRF autuou 81 motoristas, destes 37 foram detidos por estarem com concentração de álcool superior a 0,30 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões.

Segundo o policial Maurício Hugo Lino Trevisan, do núcleo de comunicação, o mês de julho é uma dos mais críticos do ano devido às férias escolares. Para ele, a rigidez da nova lei foi de fato fundamental para se ter chegado a estes números. “Julho e agosto geralmente são meses com maior número de acidentes, ainda mais com o grande aumento da frota de carros em todo país. Felizmente, a legislação ajudou muito para conseguirmos chegar a essa vitória”, disse.

Hugo Lino afirmou também que ainda é cedo para definir o perfil do motorista e descobrir o que o motiva a respeitar a lei, se a consciência ou o medo. “Há dois caminhos, a dor e o amor. Se através da dor de perder a liberdade a pessoa passar a respeitar a lei, que seja. Mas acredito que com o tempo a consciência virá”, concluiu.

continua após a publicidade