Cinco pessoas tiveram o equipamento de som apreendido e receberam multa durante a Operação Sossego que aconteceu na noite de quarta-feira (30) em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Outros cinco motoristas foram orientados pela fiscalização e abaixaram o som. As polícias Civil e Militar, em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), realizaram a operação com o objetivo de combater a perturbação de sossego, com o foco em som de veículos.

continua após a publicidade

A operação foi realizada pela equipe da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) que faz um trabalho preventivo e de orientação em relação à poluição sonora durante as abordagens. As equipes foram espalhas nos três municípios para medir a poluição sonora e atuar os motoristas.

“Com o trabalho da Aifu ao longo dos anos, os estabelecimentos comerciais se adequaram às normas de poluição sonora. O grande problema desta temporada são aqueles motoristas que estacionam o carro na orla ou nos balneários, ligam o som alto e geram um número grande de ocorrências. A operação foi realizada no sentido de coibir este tipo de ação de maneira ostensiva”, disse o capitão Jefferson Silva coordenador na Polícia Militar na Aifu.

Durante a abordagem, os policiais orientaram os motoristas sobre a contravenção da perturbação de sossego. Caso o motorista não abaixasse o som, o equipamento era apreendido. O IAP ainda aplicou multas que variaram de R$ 500 a R$ 10 mil. De acordo com o técnico Paulo Kurzlop, o máximo permitido pela lei são 60 decibéis, durante o dia, e 55 decibéis, à noite.

continua após a publicidade

“Os dois motoristas que responderam a um termo circunstanciado terão que comparecer no Poder Judiciário para pagar a multa e tentar conseguir o equipamento novamente. Os três motoristas notificados pelo IAP podem recorrer da multa na Justiça”, explicou o capitão. A polícia ainda vai realizar mais operações neste sentido e garantir que os veranistas possam ter uma passagem de ano tranquila no Litoral.