A Companhia Tática Móvel de Trânsito (Cotamotran), da Polícia Militar, já realizou 300 notificações de trânsito desde quarta-feira (30) até este sábado (2). De acordo com o comandante do Cotamotran, capitão Julian Bayer Gonçalvez, a principal ocorrência é a falta do uso de cinto de segurança. Ainda segundo dados da Companhia, 200 veículos foram notificados e 20 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante.

continua após a publicidade

“Esse número mostra que alguns veículos foram multados duas vezes. A principal operação que nós realizamos é a de conscientização do motorista. Ele tem que saber que todas as leis de trânsito que valem para as grandes cidades valem também para o Litoral”, alertou o comandante.

Diariamente a polícia realiza operações para combater todas as irregularidades nas ruas e nas estradas do Litoral. “Os principais problemas que encontramos são pessoas falando ao telefone celular enquanto dirigem, sem cinto de segurança e dirigindo de chinelo”, disse.

O capitão ainda orienta em relação aos motociclistas: “é importante que o condutor de moto esteja com capacete e viseira fechada, com um calçado adequado, além de uma roupa que proteja em caso de queda”.

continua após a publicidade

A polícia recomenda que todos respeitem as leis trânsito e não consumam álcool antes de dirigir. “O motorista antes de entrar no carro deve verificar se a carteira de motorista é válida e o documento do carro atualizado com ano vigente. O trânsito funciona se o motorista for consciente”, alerta.

Estradas

continua após a publicidade

O Batalhão de Polícia Rodoviária autuou dois motoristas por embriaguez ao volante na noite de sexta-feira (1). Um motorista foi notificado logo depois da saída da balsa em direção à Guaratuba. O teste do bafômetro registrou 0,73 miligramas de álcool por litro de sangue. Ele foi preso e levado para a delegacia de Guaratuba.

O segundo motorista autuado foi em um acidente na PR-407, que liga Praia de Leste à BR-277. O acidente envolveu uma moto e um carro, mas ninguém ficou ferido. O motorista do carro fez o teste do bafômetro que registrou 0,54 miligramas de álcool por litro de sangue. Ele foi multado.

Bafômetro- Se o bafômetro indicar que o motorista tem de 0,09 a 0,29 miligrama de álcool por litro de sangue, pagará multa de cerca R$ 1 mil e terá a habilitação suspensa por até um ano. Se a dosagem alcoólica for superior a 0,29 miligrama por litro, o motorista será preso em flagrante.