De acordo com o tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná (BPTran), as campanhas e as blitze educativas serão reforçadas na cidade de Curitiba. “Queremos focar nossas ações em que possamos educar o motociclista e indicar que as coisas podem funcionar com educação no trânsito”, afirma.
Um exemplo dessas campanhas aconteceu em setembro, na Rua XV, no centro da capital. O BPtran montou uma exposição especialmente voltada aos motociclistas durante a Semana Nacional do Trânsito.
“Esta atuação do BPTran se embasa em estudos que apontam crescimento de 10% dos acidentes envolvendo motociclistas de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo espaço de tempo do ano passado. Geralmente o motociclista se preocupa apenas em trabalhar e esquece da manutenção, então com esta ação visamos conscientizá-lo da importância da prevenção”, conta a tenente Caroline Barbosa, comandante da blitz educativa do BPTran.
Concessionárias
Os trabalhos envolveram, além da PM e da Diretran, os concessionários de moto. Os motociclistas curitibanos que passaram pelo local receberam orientações e também puderam realizar manutenção gratuita nas motos. A iniciativa de reunir todos esses membros foi da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Estão sendo distribuídos mil panfletos com orientações de trânsito elaboradas pela Polícia Militar.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)