Pelo menos 20 cães de rua foram encontrados mortos por envenenamento na última semana no Jardim Pedro Demeterco, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A denúncia foi feita ontem pela supervisora comercial Maéve Winter, que cuida de alguns cães voluntariamente em casa. Até agora, não se sabe quem está envenenando os animais.
Segundo Maéve, o primeiro cão foi encontrado agonizando no último sábado. ?Levamos ele no veterinário e confirmamos que ele ingeriu estricnina, chumbinho e caco de vidro. A gente descobriu também que quem está fazendo isso atrai os cães com carne moída?, afirma. Maéve informa ainda que a mistura mata os cachorros com rapidez.
O caso, que surpreendeu muita gente em Pinhais, chegou na polícia. Ontem, Maéve registrou um boletim de ocorrência na delegacia do município. ?Infelizmente é só isso que podemos fazer. Se a polícia não achar os culpados, que pelo menos fiquem sabendo que estão cometendo um crime?, reivindica. Segundo ela, é comum cães de rua no bairro, mas são mansos e não fazem mal a ninguém.
A Lei de Crimes Ambientais prevê pena de seis meses a um ano de prisão para quem maltrata animais. A Polícia Civil de Pinhais se comprometeu a encontrar os culpados, utilizando homens à paisana nas ruas. Enquanto isso, Maéve espalhou cartazes pelo bairro alertando sobre a crueldade. ?Pode acontecer até de uma criança ter contato com este veneno?, teme.