Polícia do Exército comemora 62 anos

A Polícia do Exército comemorou ontem 62 anos de atividades com uma homenagem aos integrantes ainda vivos do primeiro pelotão que lutou na II Guerra Mundial. Eles foram responsáveis pela segurança dos 25.334 pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A história da Polícia do Exército começou com a entrada do Brasil na guerra. Em 6 de dezembro de 1946, foi criado o Pelotão de Polícia Militar da FEB, que hoje se chama Polícia do Exército (PE). Foram recrutados policiais da Guarda Civil de São Paulo. O pelotão da Polícia Militar do Exército fez a segurança durante a viagem do 1.º Escalão da FEB para a Itália no navio Gen. Mann. Posteriormente, ficaram responsáveis pela disciplina de tráfego e pela guarda do quartel general. A Polícia Militar do Exército também foi responsável pela condução de 20 mil prisioneiros alemães capturados pelas tropas brasileiras ao campo de concentração de Modena.

Durante o evento, o veterano da II Guerra Mundial, professor Alberto Bertoldo Klas, lançou o livro A verdade sobre Abetaia – O drama de sangue e dor no 4.º ataque da Força Expedicionária Brasileira ao Monte Castelo. Segundo o professor, ao contrário do que dizem os livros de história, os soldados eram todos inexperientes e não receberam o treinamento necessário.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo