O vencimento da vida útil de um ônibus biarticulado da empresa Glória, uma das autorizadas a fazer o transporte público em Curitiba, pode ter sido o motivo de um grande susto aos passageiros que estavam no coletivo, às 8h30 da manhã de ontem. Quando o veículo transitava pela Avenida Sete de Setembro, próximo à Rua Alferes Poli, no centro da capital, um dos pneus do coletivo estourou, pegando fogo em seguida.
Imediatamente, o motorista, Luiz Carlos Fagundes, parou o ônibus em frente à Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), e pediu aos ocupantes que deixassem o veículo.
O dano só não foi maior porque motoristas que passavam no local e comerciantes da região apagaram o fogo com extintores, até que o Corpo de Bombeiros chegasse ao local e controlasse a situação em definitivo, resfriando toda a roda que apresentou o problema.
Apesar do susto, os passageiros saíram ilesos e o único transtorno que tiveram foi ter que esperar a chegada de um outro coletivo no local e, possivelmente, se atrasado para seus compromissos diários.
Segundo o gerente de manutenção da empresa Glória, Alderico Machado, o problema pode ter sido conseqüência do desgaste do veículo.
?Mas ainda vamos investigar a ocorrência para ter certeza do que motivou o problema com o pneu?, explicou Machado. De antemão, ele informou que a empresa deve substituir, até o final de novembro, cerca de 20 ônibus que já estão com a vida útil vencendo.
Apesar da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa responsável pelo transporte coletivo na capital, conceder o direito de exploração do transporte coletivo às empresas de ônibus credenciadas, é delas a responsabilidade de garantir a manutenção dos ônibus, com revisões regulares.