O Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar do Paraná (BPRv) dá a largada, no início da tarde desta quinta-feira (20), às ações da Operação Páscoa 2008. Os esforços vão se voltar à diminuição do número de acidentes e de mortes nas estradas do Estado.
De acordo com a Seção de Planejamento e Operações do BPRv, são cinco os trechos de rodovias considerados de maior índice de ocorrência de acidentes: BR-369, BR-277, BR-376, PR-444 e PR-151. Segundo o comando do BPRv, nestes trechos a fiscalização vai ser feita de forma mais rigorosa. ?Mas não vamos deixar de dar atenção aos demais trechos?, disse o comandante do batalhão, tenente-coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.
O BPRv é responsável pela fiscalização de cerca de 15 mil quilômetros de estradas estaduais e federais delegadas em todo o Paraná e faz o trabalho preventivo e de policiamento ostensivo à parte de 64 postos fixos. ?O feriado da Páscoa é um feriado familiar. Por conta disso, o fluxo maior de veículos é esperado com direção ao interior do Paraná?, explicou o comandante.
Segundo o coronel Rodrigo, é importante que as pessoas planejem a viagem, evitando a pressa, para não se envolver em acidentes. Ele lembrou que é preciso dar uma atenção especial às condições do veículo. ?Outra dica é para o motorista, que deve fazer várias paradas durante a viagem para não dirigir estressado ou cansado, além de antecipar o horário de retorno?, lembrou.
Nos quatro dias da Operação Páscoa, no ano passado, o BPRv registrou um total de 206 acidentes, que deixaram 8 mortos e outras 226 pessoas feridas. O dia de maior registro de acidentes foi o domingo, com 80 ocorrências que resultaram em duas vítimas fatais e 88 feridos. O segundo dia com maior número de acidentes foi a sexta-feira, com 48 acidentes. Neste mesmo dia foram constatadas 1 morte e 57 feridos. No sábado o BPRv contabilizou 47 acidentes com 3 mortes e 53 pessoas machucadas. E na quinta-feira, dia em que se iniciou a operação em 2007, foram registrados 31 acidentes com 2 mortes e 28 pessoas feridas. ?Sempre trabalhamos no sentido de diminuir estes números?, comentou o coronel Rodrigo.
O BPRv vai atuar, na Operação Páscoa 2008, a partir dos postos fixos de fiscalização, mas também vai ter postos móveis em diversos trechos de estradas. ?Vamos fazer um trabalho preventivo. Muitas vezes o motorista sabe em qual velocidade deve trafegar, mas abusa e em muitos casos só respeita ao ver uma viatura parada na beira da estrada. Infelizmente, nos casos assim temos que fazer autuações?, disse o comandante. Rodrigo lembrou que em qualquer eventualidade na estrada o motorista deve entrar em contato com o BPRv através do telefone de emergência que atende pelo número 198. ?Esse número deve ser usado em caso de necessidade e também para comunicar qualquer irregularidade ou fazer algum tipo de denúncia?, disse ele.