O Comando do Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar, em parceria com a Guarda Municipal vai intensificar as ações de policiamento preventivo e ostensivo, domingo (6), em função da rodada do fim de semana do Campeonato Paranaense de Futebol. A medida, anunciada nesta quinta-feira (3), tem como objetivo evitar confronto entre torcedores. Curitiba será sede simultaneamente de quatro jogos da última rodada da 2.ª fase. ?O movimento das torcidas será no mesmo horário, pois os quatro jogos ocorrem às 16 horas?, disse o capitão Valdir Carvalho de Souza, da seção de Planejamento e Operações do CPC.
Os torcedores estão sendo orientados a não levar ao estádio bandeiras de bambu, materiais pontiagudos e cortantes, que são materiais que podem ser usados para agressão a outros torcedores. Outra orientação é que os torcedores, durante o deslocamento para os estádios, evitem usar as camisas dos clubes, deixando para vesti-las apenas no local do jogo. ?Esse tipo de atitude por parte do torcedor evita eventuais rixas que possam ocorrer no trajeto. Também estamos pedindo que, se ele se deparar com tumulto, que se afaste da confusão?, disse Carvalho.
O patrulhamento reforçado começa às 14 horas. ?Equipes estarão dispostas estrategicamente nos principais terminais de ônibus. Além disso, vamos reforçar o patrulhamento nos eixos geralmente usados pelos torcedores, para o deslocamento para evitar brigas durante o trajeto até os estádios?, detalhou Carvalho.
Segundo o capitão, ainda na terça-feira (1), o setor de planejamento do CPC se reuniu com responsáveis pelos referidos setores dos batalhões que vão atuar no policiamento no domingo. ?Também estamos em contato direto com a Guarda Municipal?, disse ele.
O coordenador do Centro de Operações da Guarda Municipal, Wagnelson de Oliveira, esteve presente no CPC para acertar os últimos detalhes do trabalho conjunto. Ele e o capitão Carvalho explicaram que nem todas as medidas podem ser anunciadas, para garantir sua eficiência na contenção de tumulto. Eles destacaram que já foram realizadas reuniões com os representantes das torcidas organizadas dos clubes. Os torcedores receberam orientações para que não seja comprometida a segurança dos torcedores e familiares que forem aos estádios.
O representante da Guarda Municipal avisou que os agentes municipais vão coibir atos de vandalismo nos equipamentos públicos.